Salvador Dali - O Mestre do Surrealismo













"O grande masturbador"

Dali era espanhol, nascido em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras.
Apesar de suas neuroses infantis e fixações sexuais, Dali veio de uma família sólida de classe média. Tinha amigos ricos e cultos, que o mantinham sempre informado sobre o desenvolvimento das artes.
A partir de 1927, Dali foi sendo atraído pelo Surrealismo. Este movimento que se iniciou em Paris, tinha sido bastante influenciado pelas teorias de Freud. Dali criava obras ditadas pelo inconsciente através dos sonhos, com a escrita automática para se libertar da racionalidade.
Em 1929, Dali começou a fazer parte do grupo surrealista com auxílio de Gala Eluard, a mulher que seria não só a sua amante e esposa, mas também a sua musa inspiradora.
Dali cultuava Gala como uma deusa.
As suas melhores obras estão no período de 1929-39, usando um método crítico-paranóico;, que ele mesmo imaginou.
Com a morte de Gala, em 1982, Dali ficou arrasado. Parecia um espectro vivo até sua morte, em 20 de Janeiro de 1989. Está enterrado no Museu Dali na sua terra natal.

O perfeccionismo das suas obras tornam-nas absolutamente divinais. A cada olhar um novo pormenor salta à vista e novas interpretações são retiradas das suas obras...

Vincent Van Gogh

O maior expoente do pós-impressionismo, ao lado de Gauguin e Paul Cézanne Vincent Van Gogh não conheceu a fama e nem a fortuna. Em toda a su...