Vincent Van Gogh


O maior expoente do pós-impressionismo, ao lado de Gauguin e Paul Cézanne

Vincent Van Gogh não conheceu a fama e nem a fortuna. Em toda a sua vida, o mestre da pintura vendeu apenas um quadro: Vinhas Vermelhas, em Arles. Durante os seus 37 anos de vida, passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a pobreza absoluta. Não fosse a generosidade do irmão Theodorus, que o sustentou durante muitos anos e com quem se correspondeu a vida inteira, talvez não tivesse vivido o bastante para nos deixar sua arte.

Enquanto produziu, entre 1880 e 1890, foi ignorado pela crítica e pela maior parte do mundo artístico. Só virou celebridade e foi reconhecido como o gênio que era após sua morte, em 1890. Hoje, seus quadros estão entre os mais caros do mundo.

Nasceu na Holanda em 1853. Estudou Belas-Artes, pintou as paisagens campestres da Holanda e a cidade de Paris. Conheceu Toulouse-Lautrec, Monet, Renoir, Degas e Seurat. Viajou depois para Arles, atraído pela luz do sol e pelo calor das cores. Tornou-se amigo de Gauguin no sul de França. Enlouqueceu, cortou a sua própria orelha, continuou a pintar freneticamente e a escurecer a paleta. Não resistiu a uma tentativa de suicídio, um tiro no peito. Morreu em Auvers, França, em 1890.
“Experimento uma terrível clareza em momentos em que a natureza é tão linda. Perco a consciência de mim mesmo e os quadros vêm como em sonho.” Van Gogh

Vincent Van Gogh

O maior expoente do pós-impressionismo, ao lado de Gauguin e Paul Cézanne Vincent Van Gogh não conheceu a fama e nem a fortuna. Em toda a su...